Projetos da carteira FIP são apresentados para a Rede Cerrado

Por Funatura

8 de abril de 2020

LOGO FIP nova

LOGO FIP nova

 

Representantes de entidades da sociedade civil que compõem a Rede Cerrado tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a carteira FIP (Fundo de Investimento Florestal) do Plano de Investimento do Brasil (PIB), em evento realizado no dia 11 de março. Um dos projetos, o FIP Coordenação, é executado pela Funatura. Juntos, os oito projetos da carteira representam a principal iniciativa de cooperação internacional para o Cerrado brasileiro. Ao total, são cerca de 100 milhões de dólares em investimentos para a sustentabilidade do Bioma.

O Programa foi apresentado durante a IX Assembleia Geral Ordinária da Rede Cerrado, em Brasília (DF). Os participantes puderam entender como funciona o arranjo de governança para que os projetos aconteçam, desde a gestão até os beneficiários. O FIP Brasil é parte da estratégia global do CIF (Fundo de Investimento para o Clima) em 14 países.

O FIP Coordenação, que apoia os processos de sinergias e comunicação entre os demais, aponta para a importância de ampliar os investimentos em desenvolvimento sustentável no Cerrado. A carteira de projetos proporciona iniciativas voltadas à pecuária sustentável para médios e grandes produtores no bioma, e promove a implementação do Código Florestal. O FIP também investe na sustentabilidade da agricultura familiar, no monitoramento da dinâmica do desmatamento e na geração de conhecimentos.

Saiba quais são os sete projetos da carteira, além do FIP Coordenação:

Monitoramento – monitora o fogo no Cerrado por meio do desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e controle da cobertura vegetal.

Inventário Florestal Nacional – reúne informações científicas sobre florestas para uma gestão orientada à conservação e valorização dos recursos florestais do Cerrado pelos setores público e privado.

Cadastro Ambiental Rural (CAR) – projeto de regularização ambiental de imóveis rurais no Cerrado.

Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) – incentiva a produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário.

Paisagens Rurais – promove a gestão integrada da paisagem no Bioma Cerrado, com base no aumento da renda do proprietário rural associada a ganhos ambientais.

DGM (Mecanismo de Doação Dedicado a Povos Indígenas e Comunidades Locais) – 64 iniciativas em diferentes comunidades do bioma Cerrado: recuperação de nascentes, melhoria na cadeia de produção de artesanato, melhoria na produção agrícola de pequenas áreas, implementação pela comunidade de estratégia de monitoramento e segurança territorial, entre outras.

Macaúba – Produção de óleos vegetais sustentáveis da palmeira macaúba a partir da introdução de sistema silvipastoril inovador, parceria da empresa Inocas (Soluções em Meio Ambiente S.A.) com agricultores familiares no cerrado.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.