Funatura inicia campanha pela conservação do Parque Nacional de Brasília

Por Funatura

24 de setembro de 2021

Parque Nacional de Brasília: 42 mil hectares de Cerrado no coração do Distrito Federal. Foto: Letícia Verdi

O Parque Nacional de Brasília é a mais importante e representativa parte de Cerrado nativo protegido na forma de Unidade de Conservação (UC) no Distrito Federal. No momento, está passando pela revisão do Plano de Manejo, documento que orienta a gestão de uma UC.

A Funatura, que faz parte do conselho gestor do Parque, é uma das instituições convidadas para as oficinas participativas de consolidação do documento. Para contribuir com a elaboração do novo Plano de Manejo, reuniu seus especialistas e elaborou uma nota que precisa da adesão de entidades socioambientalistas e atuantes na defesa do Cerrado. A nota será enviada ao Ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Leia a íntegra da nota.

Na nota, a Funatura apresenta sugestões ao Plano de Manejo, em especial no que diz respeito ao zoneamento do Parque. “Entendemos que deva ser considerada fortemente a delimitação de uma Zona de Preservação, o mais ampla e contínua possível, afim de garantir uma real proteção da biodiversidade e demais atributos naturais no longo prazo”, afirma o diretor presidente da Funatura, Braulio Dias.

O Parque Nacional de Brasília, conhecido do público pelas suas piscinas de água mineral, tem um papel central na conservação dos recursos naturais do Distrito Federal, sobretudo da água. Com a ocupação desordenada do DF e a expansão urbana alcançando o entorno do parque, aumentaram as áreas desmatadas e degradadas, além da presença de caçadores e pescadores.

APOIE A FUNATURA PELA INTEGRIDADE DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA!

Assine e faça a sua adesão por aqui. 

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.