Funatura entra para Rede de Monitoria da Fauna da Chapada dos Veadeiros

Por Funatura

9 de agosto de 2021

Rede de Monitoria da Fauna da Chapada dos Veadeiros: ideal de conservação ambiental. Foto: Eduardo Rodrigues

A recém-lançada Rede de Monitoria Participativa da Fauna na Chapada dos Veadeiros conta com a paticipação da Funatura. A Rede nasceu do ideal de alguns proprietários privados de colaborar para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais. A iniciativa complementa os esforços da Universidade de Brasília e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros de monitorar a fauna por meio de um programa científico dedicado à mastofauna, e assim, promover a conservação.

A Funatura atuará como “incubadora” da Rede e proporcionará o arcabouço técnico e jurídico para aplicação em editais que tenham sintonia com o propósito da Rede. 

Os laços entre os participantes da Rede se fortaleceram durante o primeiro Seminário de Planificação, realizado nos dias 16 e 17 de julho, em Cavalcante (GO). Conceitos norteadores do trabalho foram construídos coletivamente. Entre as ações do grupo, está a implantação de armadilhas fotográficas nas propriedades privadas para coleta de dados sobre a fauna na Chapada dos Veadeiros.

CIÊNCIA-CIDADÃ

Com o objetivo ser referência em planejamento e gestão territorial participativas, a Rede baseia-se na ciência cidadã – que consiste no envolvimento da sociedade com a produção científica, na valoração ambiental para a proteção da biodiversidade, em serviços ambientais e promoção do bem-estar da população regional da Chapada dos Veadeiros.

“A Rede de Monitoria de Fauna é uma iniciativa chave, que tem um início espontâneo, voluntário, com ampla capacidade de agregar parceiros e incentivar outros vetores do desenvolvimento local como educação ambiental, turismo científico e de observação de fauna, além do envolvimento de jovens estudantes. Estamos honrados em poder contribuir com a incubação na elaboração e captação de projetos, conscientes sobre o nosso papel e que é apenas o início de uma caminhada”, destaca o superintendente da Funatura, Pedro Bruzzi.

Também participaram do seminário representantes da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cavalcante, Associação Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Associação Amigos da Floresta, Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac), Reserva Natural Veredas dos Buritis e outros proprietários de Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs) e proprietários de terras da região.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.