Funatura - Fundação Pró-Natureza

Projetos da Funatura

Os projetos desenvolvidos pela Funatura são, na sua grande maioria, no bioma Cerrado. Outros abrangem a Mata Atlântica e o Pantanal. Para a execução dos mesmos, a Fundação conta com equipes de profissionais com experiência em suas áreas de atuação. No momento, a Funatura executa dez projetos e contabiliza, ao longo de sua história, mais de 70, em 21 anos de atuação na área ambiental. Em todos os casos, os projetos visam alcançar os objetivos da Fundação previstos em seu estatuto. Além da execução de projetos, a Funatura participa de diferentes fóruns e colegiados, criados com a meta de colaborar na definição de políticas públicas para o setor ambiental, representando, através de alguns de seus integrantes, a sociedade civil organizada em conselhos, comitês, fóruns, etc.

As atividades desenvolvidas pela Funatura são divididas em quatro programas:

Programa Santuários de Vida Silvestre / RPPN's

Este programa, iniciado praticamente junto com a Funatura, apoiou a criação e/ou implantação de 15 Santuários/RPPN’s, que perfazem uma área aproximada de 115 mil hectares. Algumas destas unidades foram objeto de importante apoio da Funatura na sua implantação (acompanhamento dos processos no Ibama e/ou cartórios, delimitações, planos de manejo, centros de visitantes, interpretação e educação ambiental, pesquisas, etc).

Programa Grande Sertão Veredas

O Programa Grande Sertão Veredas é um conjunto de projetos que a Funatura desenvolve na região, desde os estudos que resultaram na criação do Parque. A estratégia da Funatura é apoiar a implementação de ações que visam à conservação da biodiversidade do cerrado. Desta forma, conforme o previsto no Plano de Manejo, a área a ser trabalhada envolve, não só o próprio Parque, como também sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos. Assim, a Funatura está atuando como um agente facilitador para que sejam desenvolvidas ações de proteção, pesquisa e uso público do Parque e, também, o uso sustentável dos recursos no entorno e corredores ecológicos.

Estudos e pesquisas

Ao longo da história da Funatura, tem sido desenvolvida uma série de estudos e pesquisas, principalmente na região do bioma Cerrado e da Mata Atlântica. Vários projetos, que contaram com a participação de importantes pesquisadores, trazem informações importantes para a ciência. Muitos dos trabalhos têm sido publicados em revistas especializadas e contribuem para teses de mestrado e doutorado. Os principais apoiadores destes trabalhos, alguns deles feitos em parcerias com professores e alunos da Universidade de Brasília, são: Furnas, Aracruz, SESC e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Articulação Interinstitucional

Um papel importante desenvolvido pela Funatura refere-se ao seu envolvimento em coletivos (grupos de trabalho, representações e parcerias) que buscam influenciar na definição de políticas públicas. Alguns destes são: Fórum das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno, Rede Pró-Unidades de Conservação, Rede Cerrado de ONGs e Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais.