Funatura - Fundação Pró-Natureza

Pato-corredor Neochen jubata no Parque Nacional do Araguaia: quantos são e para onde vão?

A cada ano, praias arenosas extensas aparecem nos grandes rios do centro do Brasil e da Amazônia na estação da seca, para novamente serem submersas na próxima estação chuvosa.  Esse ambiente estacionalmente variável é aproveitado por diversas aves para os ninhos, entre elas o pato-corredor.

Leia mais...

Maria Tereza Jorge Pádua recebe prêmio da IUCN

 maria tereza jorge padua

A fundadora e ex-presidente da Fundação Pró-Natureza, Maria Tereza Jorge Pádua, foi premiada no último dia 6 de setembro no Havaí com a medalha Phillips, que reconhece serviços excepcionais na conservação da natureza.

Concedida pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), a medalha, que leva o nome do médico e zoólogo John Phillips, pioneiro do movimento de conservação nos Estados Unidos, desde 1963 reconhece pessoas que contribuíram para o conhecimento e para a proteção da natureza, como o biólogo da Universidade Harvard Edward O. Wilson. É somente a segunda vez que uma mulher recebe a medalha. A anterior foi Indira Gandhi.

Para a Funatura é uma grande honra esta premiação, tendo em vista a importância desta distinção e o fato de que em 2016 a Funatura completa 30 anos. Nestas três décadas a Funatura tem pautado seu trabalho na constante busca da conservação da natureza do Brasil aliada ao uso sustentável dos recursos naturais, em especial do bioma Cerrado, objetivos definidos pelo grupo de pessoas que fundaram a Funatura, sob a liderança de Maria Tereza.  

Jardim Botãnico de Brasília homenageará Dia do Cerrado

Na terça-feira (11) é comemorado o Dia do Cerrado, que é o segundo maior bioma do Brasil e grande parte está concentrada nos Estados do Centro-Oeste, e para celebrar esta data, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) realizará uma homenagem ao Cerrado, patrimônio natural brasileiro. A abertura do evento será às 9h, com degustação de chás, no JBB. Na programação está prevista a discussão de assuntos voltados para Políticas do DF para o Cerrado, fogo no Cerrado e passeio de trem pelo JBB.

Consulte a programação aqui.

Jardim Botânico de Brasília (JBB)
Endereço: Setor de Mansões Dom Bosco (SMDB) Conjunto 12 - Lago Sul (acesso pela QI 23)
Site: http://www.jardimbotanico.df.gov.br

Pesquisa sobre o pato-mergulhão

A pesquisa da Funatura terá apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

O Pato-mergulhão Mergus octosetaceus é considerado uma das aves mais ameaçadas das Américas, constando tanto na lista brasileira produzida pelo Ministério do Meio Ambiente, quanto na lista internacional da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). A espécie é afetada pela perda e degradação de seu hábitat, desmatamentos para expansão agrícola e pecuária, bem como pela construção de barragens. Apesar de alguns estudos pioneiros, pouco ainda é conhecido sobre a sua biologia e ecologia. A espécie foi considerada como extinta na natureza no início do século XX até que foi reencontrada na Chapada dos Veadeiros no final dos anos 40. Especificamente na Chapada dos Veadeiros, apesar dos registros históricos e recentes (parque nacional e na RPPN Campo Alegre, nessa última durante a preparação do plano de manejo pela Funatura), a população foi pouco estudada.

Leia mais...

Sub-categorias