Funatura - Fundação Pró-Natureza

Pato-corredor Neochen jubata no parque nacional do Araguaia e parque estadual do Cantão, Tocantins: quantos são e para onde vão?

funatura patoEntre 20 de agosto e 12 de setembro de 2017, a Funatura, a Universidade Federal do Tocantins e o Museu de História Natural da Flórida, com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Conservação da Natureza fizeram a expedição para a região do Parque Nacional do Araguaia (PNA), na ilha do Bananal, TO.

Leia mais...

Livro conta 30 anos de história da Funatura

capa livro funatura 30A história da Funatura se confunde com o avanço das conquistas sociais em direção à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável que ocorreu nas últimas décadas, no Brasil e em muitos outros países.

Desde sua criação, em 1986, a Fundação realizou e coordenou estudos, pesquisas e inventários, além de atuar na implantação de unidades de conservação em ecossistemas terrestres e marinhos, nos biomas brasileiros e, especialmente, no Cerrado. Apoiou a preservação de espécies ameaçadas de extinção, desenvolveu projetos de educação ambiental, e promoveu inúmeras ações junto às comunidades tradicionais situadas no entorno de áreas protegidas.

Ao longo desses trinta anos, alguns de seus projetos foram premiados e reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre eles, destaca-se a implantação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas (Parna GSV), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Uma síntese desta caminhada está descrita e narrada no livro Funatura 30 Anos, onde os leitores poderão conhecer fatos importantes e personagens que vem dedicando grande parte de suas vidas à proteção das exuberantes e, ao mesmo tempo, frágeis flora e fauna brasileiras.

Funatura tem novo presidente

aldenir paraguassuFoi eleito no dia 22/05/2017, pelo Conselho de Curadores da Funatura, Aldenir Chaves Paraguassú, para assumir o cargo de Diretor-Presidente da Funatura no triênio de 2017 a 2020 em substituição ao Dr. Herbert Schubart. 

Aldenir Paraguassú é arquiteto e urbanista, veio do Município de Porto Velho onde foi Secretário de Planejamento e de Obras, juntamente com o Governo do Território de Rondônia quando foi Secretário de Desenvolvimento Regional. Em Brasília trabalhou no Ministério do Interior quando foi Secretário do Centro-Oeste, no Ministério do Meio Ambiente, na Agência Nacional de Águas - ANA e mais recentemente, atuou como Administrador Regional do Lago Sul e do Jardim Botânico de Brasília. Trata-se de um técnico com larga experiência na questão ambiental do país e com certeza, dará importante contribuição à Funatura no cumprimento de sua missão. 

Leia mais...

Pato-corredor Neochen jubata no Parque Nacional do Araguaia: quantos são e para onde vão?

A cada ano, praias arenosas extensas aparecem nos grandes rios do centro do Brasil e da Amazônia na estação da seca, para novamente serem submersas na próxima estação chuvosa.  Esse ambiente estacionalmente variável é aproveitado por diversas aves para os ninhos, entre elas o pato-corredor.

Leia mais...

Maria Tereza Jorge Pádua recebe prêmio da IUCN

 maria tereza jorge padua

A fundadora e ex-presidente da Fundação Pró-Natureza, Maria Tereza Jorge Pádua, foi premiada no último dia 6 de setembro no Havaí com a medalha Phillips, que reconhece serviços excepcionais na conservação da natureza.

Concedida pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), a medalha, que leva o nome do médico e zoólogo John Phillips, pioneiro do movimento de conservação nos Estados Unidos, desde 1963 reconhece pessoas que contribuíram para o conhecimento e para a proteção da natureza, como o biólogo da Universidade Harvard Edward O. Wilson. É somente a segunda vez que uma mulher recebe a medalha. A anterior foi Indira Gandhi.

Para a Funatura é uma grande honra esta premiação, tendo em vista a importância desta distinção e o fato de que em 2016 a Funatura completa 30 anos. Nestas três décadas a Funatura tem pautado seu trabalho na constante busca da conservação da natureza do Brasil aliada ao uso sustentável dos recursos naturais, em especial do bioma Cerrado, objetivos definidos pelo grupo de pessoas que fundaram a Funatura, sob a liderança de Maria Tereza.  

Sub-categorias